História do Colégio Magnificat

A ideia da Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré ter um colégio é antiga. Em 2004 quando estávamos no primeiro retiro vocacional e lá pensando como seria a comunidade, como seria viver em comunidade, o que seria esse carisma, o que Deus esperava desse carisma etc, dentre vários projetos que vinham em nosso coração, um deles era abrirmos um colégio católico e que se chamaria Instituto Magnificat.

A comunidade iniciou em 2005 e o desejo de termos um colégio nunca cessou. Em 2014 fomos convidados a participarmos de uma formação em Campinas São Paulo. O conteúdo que estudamos foi o avanço da cultura da morte e suas ideologias. E ali aprendemos que a educação estava bem aparelhada e contaminada por diversas ideologias e pensamentos anticristãos. Foram dois anos estudando, de 2014 a 2016. Assim ficou mais forte em nosso coração o desejo do colégio da Missão Maria de Nazaré e desde então começamos a nos preparar buscando capacitações, formações e estruturas para que esse projeto se tornar realidade. E agora chegou o momento. Depois de cinco anos de preparação, se Deus quiser, em 2021 vamos inaugurar o Colégio Magnificat. Uma escola genuinamente católica. Um colégio que vem trazer em si o desejo de levar uma cultura da vida.

 

Que quer formar homens e mulheres para sabedoria e para santidade. Promovendo uma educação que apresente Jesus Cristo como verdade e sentido único da vida do ser humano. O principal objetivo do nosso Colégio é formar a pessoa para sua plenitude, para experimentar uma vida plena e plena em abundância como apresentou Jesus. Buscando trabalhar junto com as famílias e com a igreja
para assim oferecer uma educação verdadeira. Sem nenhum tipo de ideologia, mas apresentando a verdade. A verdade da ciência, a verdade da fé, verdade filosófica. Sem ficar apresentando opiniões de pessoas e até mesmo tentativas de manipulação como se vê em muitos ambientes educacionais. Muitas ideologias entraram em varias instâncias educacionais. Ideologias marxistas, ideologias feministas, ideologia de gênero, ideologia capitalista materialista que forma o ser humana simplesmente para ganhar dinheiro.

 

Estas ideologias estão presentes em muitos, não todos, claro, ambientes educacionais. E elas têm um poder destrutivo e alienador que prejudicam e muito a criança e o adolescente. Pois não apresentam a verdade, mas manipulam para um único tipo de pensamento e de ideia. Levando a uma desconstrução de valores. Como família e tantos outros que são primordiais para a vida do ser humano. Acreditamos que a verdade é capaz de nos transformar e “que conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Que toda educação não deve se basear em opiniões ou teorias. Queremos nos alicerçar nos ensinamentos de São João Paulo, que afirmava que a fé e a razão são duas asas que nos levam para o céu, que nos elevam, que nos fazem ver além. Por fim queremos formar homens sábios, que realmente tenham a capacidade de viver e discernir sobre tudo que está ao seu redor. A sabedoria vence a ignorância e a ignorância escraviza. Mas sabedoria esclarece e liberta. Ela faz do ser humano uma pessoa.