Material didático

A Editora Trinità é formada pela união de três comunidades: Missão Maria de Nazaré, de Divinópolis; Recanto do Espírito Santo, de Itaúna e Resgate, de Juiz de Fora, todas de Minas Gerais, que em comum possuem a missão evangelizadora na área da educação.

Somos consagrados a Deus e servimos a Nosso Senhor Jesus Cristo no seio da Santa Igreja Católica Apostólica Romana para levar o evangelho às famílias e a cada filho amado de nosso Deus Pai.

Nossa missão, guiada pelo Espírito Santo, pela intercessão da Mãe de Deus, Maria Santíssima, antes de tudo, nos impele a uma vida simples, de partilha comunitária, de oração e de testemunho vivo do amor de Deus.

A missão escolar

a que Deus nos impulsiona é uma necessidade atual e, obedientes à Igreja, desejamos ser um instrumento para a formação do caráter, propiciando uma educação para a sabedoria e para a santi

dade de crianças, jovens, famílias e professores, no intuito de sermos agentes construtores da Civilização do Amor aqui na terra, preparando-nos para a união com Deus, na Glória eterna.

OBJETIVO DA EDITORA

O nosso objetivo é oferecer ao mundo acadêmico um material de altíssima qualidade, com linguagem científica, no sentido dialético de Aristóteles, isto é, numa busca pela verdade para entender a realidade em que se vive, à luz do Magistério da Igreja, numa perspectiva de razão e fé.

Nosso material didático pretende ser uma ferramenta de educação que passe para as gerações futuras o mais significativo e belo arcabouço da cultura humana para formar pessoas inteligentes, com bom caráter, virtudes e fé.

Os conteúdos dos nossos livros são trabalhados de forma que as ideologias sejam percebidas em suas sutilezas, possibilitando gerar no estudante um agudo discernimento sobre a realidade, levando em conta a valorização das virtudes, da família, do trabalho e da integridade humana, segundo a antropologia cristã.

Desejamos que nosso material auxilie as escolas a organizar seu Plano de Ensino com lógica, interdisciplinari­dade e de forma significativa, buscando, em uma educação clássica, desenvolver a leitura, a disciplina, a memória e o raciocínio dos estudantes.

Nosso objetivo, enfim, é contribuir para uma educação mais humana, que enfatize o bom, o belo e o verdadeiro, auxiliando o homem a atingir a maturidade de Cristo, para ser sal da terra e luz do mundo.

SIGNIFICADO DO NOME E DO LOGOTIPO

Trinità em italiano significa trindade.

Este nome é uma referência ao Deus Uno e Trino, fim último do ser humano e para o qual deve apontar toda a educação.

Três são as comunidades fundadoras da Editora e do material didático: Missão Maria de Nazaré, Recanto do Espírito Santo e Resgate.

O nome faz alusão à educação integral, exigida pela Igreja Católica, que é a formação do homem em três dimensões básicas: pessoal, social, espiritual.

O nome está em italiano, pois é na península itálica que fica a sede da Igreja Católica, em Roma, na cidade do Vaticano. A sonoridade do nome nesta língua também é bela. Ainda, numa referência visual, se considerarmos a Itália como uma “perna”, Roma está situada exatamente no “joelho que se dobra”, ou seja, faz alusão ao mundo que se dobra de joelhos para a oração.

Princípios para redação dos livros didáticos

1) Compromisso com a Verdade: diferenciar claramente teorias de leis científicas; fatos de opiniões.

2) Lógica – ensinar a ciência. Como ensina Hugo de São Vítor, o objetivo do ensino não é gerar fé, isto é, fazer o aluno “acreditar” no professor por meio do argumento de autoridade, mas ensinar a ciência por meio do raciocínio.

3) Transcendência cristã: valores. Em todos os conteúdos é preciso conjugar fé e razão, perpassando os conteúdos pela visão cristã de mundo.

4) Ordem – início, meio e fim. Organizar os conteúdos segundo a metodologia de Hugo de São Vítor:

i. leitura, conhecimento das palavras e conceitos;

ii. meditação e interpretação;

iii. contemplação da verdade.

5) Beleza. As imagens devem ser belas e estar em alta resolução. Atenção aos direitos autorais. Se possível, usar fotos e imagens inéditas, feitas pela nossa equipe.

6) Precisão – Linguagem apropriada, ensino feito com propriedade e justeza. Não ensinar conceitos errados e duvidosos.

7) Conteúdos fundamentais – Não conter prolixidade e devaneios.

8) Referência bibliográfica – citar todos os referenciais com segurança e exatidão. É inadmissível o plágio.

9) Os materiais didáticos devem ser perpassados pelos ensinamentos fundamentais dos seguintes baluartes:

1. Dom Bosco: Sistema Preventivo de Educação e alegria.
  2. Santa Teresa d’Ávila: Caminho de perfeição, O Castelo Interior.
  3. São João Paulo II: Teologia do Corpo, Fé e Razão.
  4. São José: valorização da família.
  5. São João Batista: compromisso com a verdade.
  6. São Luís Mari Grignion de Montfort: devoção à Virgem Maria, piedade.